
É comum observamos nas redes sociais reclamações de moradores sobre um problema que se arrasta há anos e que ainda não foi solucionado: “Até agora nada da água”; “Aqui tinha chegado, mais acabou de novo"... Com o tempo seco e o consequente aumento no consumo, o desabastecimento, principalmente em alguns bairros da cidade, é percebido quase que semanalmente. Diante disso, alguns moradores mudaram a rotina dos afazeres domésticos. “Passei a acordar às 4h30 da manhã para lavar a roupa, pois sei que de manhã não terá mais água”, comenta uma dona de casa do Jardim Canavieiras.
Após vereadores cobrarem previsão de caixa d'água, Prefeitura encaminha projeto para a obra
Vereadores aprovam projetos adiados após inclusão de nova caixa d'água e secretário dar explicações
Tubulação para abastecer reservatório deve terminar neste final de semana
Reservatório será abastecido por tubulação; vereadores cobram solução definitiva para a falta d'água
Vazamento em caixa d'água pode ter sido gerado por aumento de pressão de novo ponto de captação
Em Audiência na semana passada para apresentação do Plano Plurianual (PPA), os vereadores Renato Luis Rateiro e Alison de Souza Mares Rodrigues consideraram insuficiente o valor de R$ 150 mil voltado ao Saneamento para ser utilizado no ano que vem. “Existe a preocupação com a crise hídrica já anunciada pelas autoridades e Motuca precisa se preparar para ela”, avaliou Renato. A proposta dos vereadores foi incluída em ata e será estudada pelo Poder Executivo.
O impasse sobre a falta de investimentos, no entanto, não esbarra em falta de lei ou de compromisso público. Eles já existem.
No ano passado, os vereadores da então legislatura conseguiram convencer o Poder Executivo a incluir R$ 250 mil para a construção de nova estrutura de abastecimento de água potável na cidade. O investimento foi colocado como condição para a votação das peças orçamentárias após aprovação de requerimento de autoria do vereador Gabriel Muniz da Silva solicitando adiamento dos projetos. O texto com a proposta foi aprovado por unanimidade na Câmara, tornou-se lei, mas encontra-se na gaveta.
Além do desabastecimento por aumento da demanda, estão ocorrendo manutenções constantes no sistema. Ontem (30), o reservatório principal foi novamente fechado para conserto de um encanamento no Jardim San Matheus. O trabalho realizado pelos servidores municipais foi transmitido ao vivo pelo prefeito João Ricardo Fascineli em seu perfil no Facebook (assista). Para solucionar o problema, foi preciso abrir ponto para escoação e grande quantidade de água foi liberada, causando desperdício num período de escassez.
No ano passado, a Prefeitura adquiriu 600 metros de mangueira para transferir água de poço localizado na área rural denominada “Pica pau” ao reservatório principal da Área de Lazer Leandro Ferreira de Araújo. Os vereadores da então gestão consideraram um solução pontual e cobraram uma ação definitiva.
Comments