top of page

Com adiamento do Censo, IBGE irá ressarcir candidatos que pagaram inscrição no processo seletivo

Atualizado: 25 de mar. de 2020


Adiamento da pesquisa para 2021 foi influenciado pela pandemia do novo coronavírus. Foto: Banco de Imagens

Com o adiamento do Censo 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) suspendeu o processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores com 208 mil vagas disponíveis e anunciou o ressarcimento de valores dos candidatos que efetuaram o pagamento.


Realizado periodicamente a cada dez anos, o próximo Censo Demográfico terá agora como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista para o período entre 1º de agosto e 31 de outubro daquele ano.


O adiamento do Censo levou em conta a possibilidade de disseminação da doença pelos contatos pessoais dos recenseadores com a população. Os treinamentos iriam começar em abril e a coleta dos dados nas residências seria iniciada no dia 1º de agosto. Estavam planejadas visitas de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o Brasil.


Além da dificuldade de contatos pessoais dos recenseadores com a população, por causa da epidemia, foi levada em consideração a impossibilidade de treinamento da força de trabalho, que começaria em abril.

Comments


bottom of page