logo_final.png

Coleta seletiva deve conciliar geração de empregos e melhorias ambientais


Vani, Graziela e Ingrid, integrantes do Recicla Motuca, e Alzira, que trabalha de forma independente

“Não pedimos favor, queremos apenas oportunidade”, destaca Vani de Fátima Soares da Silva, integrante mais antiga do Projeto Social Recicla Motuca, formado por uma associação informal de catadores para execução de atividades referente ao gerenciamento de materiais recicláveis. A iniciativa conta atualmente com quatro integrantes e busca viabilizar a geração de renda através da comercialização de recicláveis.


Apesar de receber apoio da Prefeitura na disponibilização de espaço, veículo e cesta básica mensal, a participação do poder executivo é considerada insuficiente, pois não viabilizou independência financeira das integrantes, conforme preconiza o Plano Municipal de Resíduos Sólidos.


O Conselho Municipal de Meio Ambiente apontou a necessidade de uma lei municipal que discipline a atividade, além da regularização e ampliação do espaço de triagem, considerado insuficiente, bem como a disponibilização regular de EPIs, realização de campanhas de conscientização e cumprimento de leis.


A Prefeitura, por outro lado, observa a necessidade de formalização das catadoras por meio de uma associação ou cooperativa. Desta forma, de acordo com o município, é possível viabilizar a destinação de recursos à atividade.


Atividade autônoma

Ao menos quatro moradores realizam a coleta de forma autônoma, como Alzira Pereira, que atua na atividade há cerca de três anos. Ela aluga um terreno para guardar o material que coleta sozinha nas residências. Alzira diz que integraria o projeto Recicla Motuca desde que tivesse melhorias na rentabilidade. “Se perceber que teria condição de ganhar mais entraria sim”, diz.


Sobre o Recicla Motuca

As integrantes do Recicla Motuca realizam a coleta seletiva de porta a porta, três dias por semana, no período da manhã, com veículo concedido pelo Prefeitura e tem abrangência em todos os bairros do município, com exceção da área rural.


Após este trabalho, os recicláveis são encaminhados para um espaço, onde é realizado o processo de triagem, prensagem e enfardamento de determinados materiais.


A partir de um montante significativo e interessante à comercialização, uma empresa especializada da região efetua a retirada dos materiais que, posteriormente, serão destinados a reciclagem.


A coleta de materiais recicláveis é realizada as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 6h30.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185