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Cartilha traz diretrizes de inclusão para alunos da rede Estadual com autismo

Foto do escritor: RedaçãoRedação

Atualizado: 30 de out. de 2024

Escolas podem receber diversos tipos de apoio para implementar medidas

A cartilha "Transtorno do Espectro Autista (TEA): Orientações para as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio de São Paulo foi elaborado neste ano por um grupo de especialistas da Unesp - Universidade Estadual Paulista com a finalidade de fornecer diretrizes para a inclusão e o apoio a estudantes com TEA na rede Estadual de ensino. A iniciativa da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria da Educação - Governo do Estado de São Paulo.


Íntegra da Cartilha (acesse)


As principais orientações para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas incluem:

  1. Conhecimento do Estudante: É fundamental que os docentes conheçam as particularidades de cada estudante com TEA, suas preferências e necessidades específicas. Isso pode ser feito através de conversas com a família e análise de relatórios anteriores

  2. Ambiente Inclusivo: A construção de uma rede escolar inclusiva, que envolva todos os membros da comunidade escolar (estudantes, familiares, professores e sociedade civil), é essencial para eliminar estigmas e promover práticas pedagógicas eficazes.

  3. Adaptações Curriculares: Os professores devem estar preparados para oferecer suporte e acessibilidade curricular, adaptando suas práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os alunos, não apenas aqueles com TEA.

  4. Comunicação Clara: É importante utilizar diálogos em frases curtas e claras, além de um ritmo de fala reduzido, para facilitar a comunicação com os estudantes com TEA.

  5. Recursos e Suportes: Disponibilizar recursos informacionais, como mapas da escola e contatos úteis, e promover um ambiente de respeito às especificidades do estudante são práticas recomendadas.

  6. Envolvimento da Comunidade Escolar: Promover a convivência e o respeito entre todos os alunos, eliminando práticas de bullying e exclusão, é crucial para a inclusão efetiva.


As escolas podem receber diversos tipos de apoio para implementar as diretrizes apresentadas no documento sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esses apoios incluem:

  1. Serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE): As escolas podem contar com o AEE, que pode ser oferecido no contraturno escolar ou em turnos extras, visando atender às necessidades específicas dos alunos com TEA.

  2. Professores Especializados: A presença de professores especializados é fundamental. Eles são responsáveis por orientar as famílias e a comunidade escolar sobre os procedimentos educacionais e encaminhamentos necessários para o suporte aos alunos com TEA.

  3. Recursos Pedagógicos e Tecnológicos: As escolas podem ter acesso a recursos pedagógicos, de acessibilidade e de tecnologia assistiva, que ajudam a criar um ambiente mais inclusivo e adaptado às necessidades dos estudantes.

  4. Projetos de Ensino Colaborativo: A implementação de projetos de ensino colaborativo no turno escolar pode ser uma estratégia eficaz para expandir o AEE e promover a inclusão.

  5. Capacitação e Formação Continuada: A formação continuada para os educadores sobre as melhores práticas de inclusão e atendimento a alunos com TEA é essencial para garantir que todos os profissionais estejam preparados para lidar com as especificidades desses estudantes

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