Quando chegaram para o trabalho na segunda (10), as integrantes do projeto social Recicla Motuca foram surpreendidas com a notícia inicial de que a coleta de materiais recicláveis seria realizada com o trator e carreta, pois o caminhão adaptado para a atividade e encaminhado pelo estado estaria em revisão.
Depois, surgiu outra versão, esta correta, de que o veículo teria ido buscar um contêiner para ser utilizado no aterro sanitário. Até ontem (17), o veículo estava estacionado no pátio da Prefeitura com o equipamento. O Cenário questionou a administração municipal sobre o trabalho que será realizado com o contêiner, mas não obteve retorno. A informação é que amanhã (19) voltará para a coleta seletiva. A Prefeitura, no entanto, adiantou que não conseguirá cumprir o horário por falta de motorista.
O Plano de Trabalho do Convênio prevê a utilização do veículo adaptado para a coleta seletiva exclusivamente para o desenvolvimento de ações relacionadas à gestão de resíduos sólidos, no âmbito da Política Estadual de Resíduos Sólidos. Com isso, ações no aterro sanitário, onde são destinados os descartes domiciliares, podem ser realizadas. Diferentemente do uso no transporte de equipamentos de som, utilizado inicialmente pela Prefeitura antes de destinar para a atividade.
“A gente não vê problema no uso, se for desta forma, mas poderiam ter nos avisado e desocupado antes, pois usamos o caminhão somente três dias na semana”, declara a integrante Dulce Silva. De acordo com ela, o veículo trouxe avanços importantes para a coleta na cidade. “Estamos pegando mais materiais. Com o trator a dificuldade é maior, pois temos que fazer mais viagens porque cabe menos e não dá tempo para ir a todos os bairros”, explica.
Coleta nos Assentamentos
Compromisso assumido pelo município em relatório encaminhado ao estado, a coleta seletiva nos Assentamentos da Fazenda Monte Alegre ainda não foi efetivado. “Fomos apenas uma vez lá, quando voltamos com bastante material. Os moradores reclamam que não voltamos, pois passaram a separar”, lamenta Dulce.
Outro lado
O Cenário encaminhou questionamentos à Prefeitura por meio da Assessoria de Imprensa, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.
Comments