Dos três projetos da Ordem do Dia colocados em votação na segunda (12), dois foram aprovados na Câmara Legislativa com votos unânimes: para a instituição do transporte intermunicipal em caráter emergencial utilizando veículos próprios, locados ou de empresas contratadas; e eletrificação e iluminação pública do "Residencial João Batista Zilio Fascineli. Já a autorização para a Prefeitura utilizar R$ 1.607.500,00 do orçamento para a realização de obras na cidade e em Assentamentos, aquisição de veículos e equipamentos, além de serviços em diferentes setores, teve voto contrário do vereador Renato e abstenção do vereador Alison. Ambos alegaram falta de esclarecimentos sobre determinadas ações. A votação teve 50 minutos de atraso em razão de reunião entre os vereadores e o prefeito Ricardo.
Veja como se posicionaram os vereadores:
O principal ponto questionado pelo vereador Renato foi a autorização para a construção de rede de água em poço artesiano localizado no Assentamento 3, em área pertencente a Araraquara. Para ele, não foi apresentado pelo Poder Executivo documentos que demonstrem a legalidade da Prefeitura de atuar em outro município. “O prefeito diz que há permissão, mas eu gostaria de ver esse documento para sanar minhas dúvidas”, frisou ele, que também questionou a necessidade do município direcionar R$ 300 mil para aquisições de dois veículos elétricos. “Não é o momento devido a quantidade de carros que temos na Prefeitura”, declarou. O vereador também afirmou não ter sido informado pela Mesa Diretora sobre a decisão de colocar o projeto em votação sem uma discussão prévia.
Ao contrário de Renato, o vereador Gabriel assegurou que foi informado pela Mesa Diretora sobre a decisão de votar o projeto e que estaria à disposição para marcar reunião. “Deixei claro que não tinha nenhuma dúvida”, destacou. Gabriel utilizou a maior parte do discurso para esclarecer questionamento de moradores sobre o projeto. "Alguns moradores acreditavam que a aprovação significaria autorização para a realização de empréstimos pela Prefeitura, o que não é o caso. Vamos deixar bem claro para a população, principalmente por estar nesse período eleitoral, e os ataques se fortalecem, que os recursos já estão na conta da Prefeitura e serão remanejados por causa de superávit em exercício anterior e porque arrecadou mais”, explicitou.
Já o vereador Alison justificou seu posicionamento pelo curto tempo para análise. Ele afirmou que fora informado que o texto seria lido em uma Sessão e votado em outra, com prazo de 15 dias para análise. "Vou continuar batendo nesta tecla”, destacou. "É preciso que o projeto chegue com antecedência nessa Casa... para que a gente possa sentar, discutir e analisar. Se for benéfico para a população, pode ter certeza que terá meu voto", ressaltou.
O vereador Aguinaldo declarou que seu voto favorável se deve aos benefícios que trará à população. “O projeto prevê 30% de investimento no Assentamento. São situações que a gente vem intermediando com o executivo há dois... três anos”. Para ele, o fato da Prefeitura realizar a benfeitoria somente agora gera certo descontentamento, mas o que importa é a execução. “Não foi no tempo que queríamos. Aqui no Legislativo fazemos o pedido que a população traz. Se o executivo decidiu fazer nesse momento, o que eu posso fazer... dar glória a Deus e agradecer tudo que vai acontecer”. Ele revelou ter dúvidas sobre a necessidade das aquisições de veículos elétricos, mas acredita que a medida não trará prejuízos à população. Em relação à construção da rede de água em poço localizado no Assentamento 3, ele não vê importância da discussão ser centrada em questionamentos por não pertencer em área do município e, sim, na necessidade dos moradores.
O vereador Paulinho declarou-se favorável ao projeto, respeitando a decisão de cada um dos demais vereadores. Afirmou que também recebeu informações e esclarecimentos. “Diante do que foi apresentado, falei com o prefeito, também com funcionários da Prefeitura... fui atrás das informações de todos os pontos... e também o prefeito trouxe mais esclarecimentos na reunião”, pontuou.
A vereadora Daniele manifestou seu apoio ao projeto que, segundo ela, é essencial para o município e o Assentamento. “Haverá muitos outros projetos que passarão por nós, vereadores, então tudo o que for benéfico para o povo do Assentamento e para o nosso município, eu estarei sempre favorável.", declarou.
O vereador Tuca avaliou benefícios ao município com os investimentos. "Meu voto vai ser favorável. Temos famílias passando por dificuldades e seria maravilhoso se a água chegasse na porta da casa delas". Também elogiou a proposta de aquisição de placa solar para a Creche Escola Catia Regina Muniz da Silva, por considerar que trará retorno a longo prazo, e veículos elétricos. “Vai ter economia de combustível. Se todos os carros fossem assim estaríamos evitando poluição e trazendo economia para o município", considerou.
A presidente Vera, em resposta ao vereador Renato, afirmou que enviou comunicado sobre a tramitação dos projetos. "Foram entregues na quinta e foi colocado que, se alguém tivesse dúvidas, iríamos marcar a reunião quinta, sexta ou sábado". Ela também solicitou documentos que atestem a viabilidade dos investimentos ao Prefeito Ricardo, que se prontificou em atender.
Comments