Após apresentar bons resultados em avaliações pré-clínicas, o Instituto Butantan deve solicitar hoje (26) autorização da Anvisa para inicias testes clínicos de um nova vacina, agora produzida integralmente no Brasil. Batizado de “Butanvac”, o imunizante usa a mesma tecnologia empregada na vacina contra a gripe já produzida pelo Instituto.
Caso seja concedida a autorização, a previsão é que os testes iniciem em abril e a fabricação em maio, com a disponibilização de 40 milhões de doses a partir de julho. De acordo com o Butantan, o imunizante deve ser eficaz contra a variante brasileira denominada P1, mais contagiosa e agressiva.
A Butanvac começou a ser testada em março do ano passado. Em experimentos com animais demonstrou efeito positivo e segurança quanto á toxidade. A tecnologia utiliza o vírus inativado de uma gripe aviária, denominada doença de Newcastle, como vetor para transportar para o corpo do paciente a proteína S (de spike, espícula) integral do Sars-CoV-2.
Além do Brasil, caso a produção seja efetivada, a distribuição deve contemplar países pobres como Vietnã e Tailândia, que participam de consórcio para o desenvolvimento das doses.
Comments