Brasil registra 1º caso de transmissão da varíola dos macacos em cão
- Redação
- 25 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Um filhote de cachorro com cinco meses foi diagnosticado com a varíola dos macacos em Juiz de Fora, cidade de Minas Gerais. Este é o primeiro registro oficial de contaminação do vírus em animais domésticos no país. A transmissão teria ocorrido a partir de contato com o tutor, que está em tratamento contra a doença.
Este tipo de ocorrência é considerada rara. Além do Brasil, existem dois relatos no mundo, nos Estados Unidos e na França. Tanto o animal como o tutor passam bem. Ambos devem permanecer isolados.
Em países da África onde a varíola dos macacos é endêmica, apenas animais selvagens (roedores e primatas) foram vetores de transmissão do vírus. Até então, a infecção entre animais domésticos nunca havia sido relatada.
Brasil é o 3º país com mais casos da doença do mundo
Com 3.788 casos diagnosticados de varíola dos macacos até este domingo (21), o Brasil superou o Reino Unido e a Alemanha, e agora é o terceiro país com mais doentes confirmados no mundo. Segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde, outros 4.175 casos são considerados suspeitos e aguardam resultado do exame RT-PCR para confirmar ou descartar a doença (Fonte: G1).
Quais são os sintomas?
febre
dores musculares
fadiga
dores de cabeça
dor nas costas
gânglios linfáticos inchados
erupções ou bolhas em diferentes áreas do corpo
Quais as medidas de prevenção?
É recomendado evitar contato com pessoas com diagnóstico positivo e higienizar bem as mãos. Em regiões endêmicas, evitar contato com roedores, primatas e manuseio protegido (luvas, máscara, etc) de espécies que são possíveis reservatórios.
Não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, pratos, copos, toalhas ou roupas de cama de pessoas com a varíola dos macacos. Entretanto, esses itens poderão ser reutilizados após higienização com detergente comum. Quando hospitalizados os pacientes devem ficar em isolamento com precauções por gotículas e de contato.
Comments