logo_final.png

Boas práticas de gestão pública resultam em melhorias sociais



Com tendência a superar algumas características relacionadas ao pensamento político e às políticas públicas, as denominadas experiências municipais propõem novos procedimentos e instrumentos que incluem a mudança na relação entre Estado e sociedade.


Ainda que haja avanço, o histórico das prefeituras brasileiras mostra que o processo de modernização gerencial e a eficiência fiscal têm obstáculos: dos cadastros às legislações desatualizados, passando por tecnologia não compatível com as ferramentas modernas, instalações físicas inadequadas, insuficiência ou ausência de qualificação de servidores, entre outros aspectos.


Boas Práticas de Gestão são aquelas que apresentam respostas a problemas. Tendem mesmo a ser eficazes e criativas para novos problemas ou novas para velhos problemas. Fato é que produzem resultados positivos. Constituem também solução aberta, que pode ser complementada, melhorada, transformada pelos gestores que a adotam.

Há experiências municipais, entretanto, que adotam esquemas para a prestação de serviços públicos com eficiência e redução de custos operacionais, entre outros fatores que distinguem o processo de gestão e facilitam os procedimentos do município como agente promotor de várias ações, incluindo aquelas relacionadas à gestão fiscal. Em geral:

  • Atendem a princípios como a racionalidade das atividades em função da presteza, da eficiência e da economia de tempo e dinheiro;

  • Planejam atividades que atendem às peculiaridades locais;

  • Identificam a melhor forma para executar obras e serviços públicos.

  • Esforço para instituir espaços de interação e protagonismo e capacitar cidadãos para a proposição

  • Acompanhamento e a fiscalização do governo na perspectiva da corresponsabilidade.

  • A participação dos cidadãos como atitude refletida e constante na definição e implantação de políticas públicas.

Acesse a cartilha "Boas práticas de gestão", do CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal)

0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185