
As chamas e a fumaça do incêndio em uma fábrica de tecelagem de Motuca podiam ser vistas por toda a cidade. Muitos moradores foram até o local. O fogo começou por volta das 17h30 de ontem (14), logo após o término do expediente de trabalho. “Saí por volta das 17h junto com os funcionários. Fui visitar a loja de um amigo e retornei à fábrica para buscar um notebook, quando vi um monte de gente aqui”, relata o proprietário Marcos Macedo Garabetti, que foi candidato a vereador nas eleições de outubro, mas não conseguiu se eleger.
O empresário acredita que o incêndio não foi acidental. "Fui o último a sair e deliguei tudo", destaca ele, que já iniciou trabalho de averiguação das câmeras que possui no local.
Foi lavrado Boletim de Ocorrência (BO) e a Polícia Civil já iniciou trabalho pericial para apurar as circunstâncias. Câmeras de segurança do local e de vizinhos devem ser solicitadas. (veja vídeos registrados por moradores no final da matéria).
Ele descreve os momentos tensão aos ver o espaço em chamas. “Aí eu entrei, me deparei com isso (apontando para o barracão) e entrei em pânico. Não sabia o que fazer... liguei a mangueira, mas não dava pra chegar ao local das chamas“.
De acordo com Garabetti, a ajuda foi rápida, primeiro de um caminhão pipa da Usina São Martinho e depois da Prefeitura. O Corpo de Bombeiros de Matão foi acionado e também esteve no local para ajudar a controlar o incêndio. Até a manhã de hoje era possível observar focos. Com o apoio de funcionários e moradores, o empresário conseguiu retirar alguns poucos bens que não foram atingidos pelo fogo.
O barracão onde eram produzidos os produtos de juta foi totalmente destruído, assim como equipamentos e matéria prima. “Aqui dentro tinha muito estoque, pois estava com entregas atrasadas de fornecedores que não quiseram receber antes do natal. De acordo com o empresário, o local possui seguro.
A fábrica foi criada em 1997 e desde 2016 está sediada em Motuca. Atualmente, 21 pessoas atuam direta ou indiretamente na atividade. Em comunicado direcionado aos clientes publicado na manhã de hoje (acesse), a empresa relata que teve “perda total” com o ocorrido e que está “trabalhando incansavelmente para avaliar os danos e retornar as atividades o mais rápido possível”.
Kommentare