top of page

5 casos de dengue foram confirmados desde o início do ano em Motuca; região registrou 1 morte em Matão

Desde o início do ano, cinco moradores foram diagnosticados com dengue em Motuca, de acordo com dados encaminhados pelo Departamento Municipal de Saúde ao Centro de Vigilância Epidemiológica, ligado à Secretaria Estadual de Saúde. Foram registrados 12 casos suspeitos, de pacientes que procuraram atendimento médico apresentando sintomas semelhantes ao da doença, dos quais sete foram descartados após o exame sorológico dar negativo.


De acordo com dados do Painel de monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika Estado de São Paulo (acesse), dos cinco moradores notificados como casos positivos, um apresentou sinal de alarme em relação à gravidade da doença. Não há casos de dengue de nível grave.


Do total, dois são homens: um na faixa etária entre 35 e 49 anos e outro acima de 80 anos; e três são mulheres: uma entre 35 e 49 anos, outra entre 50 e 64 anos e a última entre 65 e 79 anos.  Em relação aos sintomas, todos apresentaram cefaleia (dor de cabeça), quatro mialgia (dores musculares), dois febre e um artralgia (dor nas articulações).


Região

Na Regional de Araraquara, que contempla 24 cidades, já foram 9.773 notificações de pessoas que procuraram atendimento médico com sintomas da doença, dos quais 3.887 foram considerados casos prováveis e duas pessoas morreram por complicações da doença: um idoso de 85 anos de Matão e um homem de 38 anos de Porto Ferreira.


Epidemia no país.

Em todo o Brasil já foram registrados 1.108.941 casos de dengue, com 758 óbitos pela doença e outros 467 em investigação. Ainda nos primeiros meses do ano, o país já enfrenta a pior epidemia de dengue da história.

Comments


bottom of page