logo_final.png

Motuca tem má avaliação em programa ambiental



Divulgado anualmente, o Programa Município Verde Azul reflete a falta de investimentos e de prioridade no meio ambiente de Motuca. A cidade está entre as 67 piores do estado, na 507ª posição, de 574 avaliadas, de acordo com ranking de 2018. Obteve 6.63 pontos, que representa um avanço de 5,7% comparando com o ano anterior, quando teve 6.27 pontos, a pior pontuação da história.

Entre cidades vizinhas ou próximas (Matão, Araraquara, Pradópolis, Guariba, Guatapará, Américo Brasiliense, Rincão, Santa Lúcia), Motuca está na penúltima colocação, superando apenas Santa Lúcia. Apenas três possuem o certificado: Matão, Araraquara e Pradópolis. O documento é direcionado aos municípios que alcançam 80 pontos e premia com vantagens no direcionamento de verbas estaduais.

De acordo com o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Motuca (CMMA), o principal motivo para a má avaliação é a falta de investimentos necessários para atender as demandas preconizadas pelo programa. É possível destacar também a falta de um profissional especializado na área no quadro de funcionários. Outra questão, segundo o colegiado, é a falta de sintonia e sinergia entre os diferentes setores municipais.

O CMMA vem buscando investimentos por meio de ofício e de encaminhamento de demandas nas audiência do Orçamento Municipal. Para esse ano, a Prefeitura se comprometeu em realizar plantio de árvores, efetivar o controle populacional de animais domésticos, além de fazer melhorias na coleta seletiva.

O que é o município verde azul?

Criado em 2007 pelo governo estadual, o programa Município Verde Azul premia as cidades paulistas que mais investem em ações ambientais. Para conquistar o Certificado Ambiental do governo estadual e ter acesso às vantagens no direcionamento de verbas, é necessário alcançar 80 pontos a partir de avaliações periódicas.

Como funciona?

As ações propostas compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Foto: Vista aérea de área do Assentamento Monte Alegre (autor desconhecido)

Acesse a página do programa

http://verdeazuldigital.sp.gov.br

#meioambiente #Motuca #destaque3

0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185