top of page

Ouvidoria é uma importante ferramenta do cidadão


A ouvidoria é o local responsável por receber, analisar e responder aos elogios, solicitações, denúncias, reclamações ou sugestões sobre os serviços públicos. Ela é um espaço aberto para que a sociedade se manifeste, exigindo os seus direitos e contribuindo para a melhoria dos serviços e das políticas públicas.

Por essa razão, ela também serve como um termômetro da satisfação dos cidadãos com as políticas públicas e com os serviços prestados: quando há muitas reclamações sobre um determinado assunto, por exemplo, significa que alguma coisa está errada e deve ser corrigida o quanto antes.

A partir das informações trazidas por todos os cidadãos, a ouvidoria pode identificar possibilidade de melhoria, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares e exigir a sua correção. Qualquer cidadão pode procurar uma ouvidoria e expressar suas ideias, fazer questionamentos, sugerir melhorias.

Esta atitude contribui para a qualidade dos serviços públicos. Portanto, a ouvidoria existe para ajudá-lo a se comunicar com o governo, garantindo o seu direito de acesso à participação e ajudando você a exigir os seus direitos por serviços públicos de qualidade.

Ouvidoria em Motuca

Em Motuca, a Câmara Municipal disponibiliza para a aparelhos celulares o aplicativo "Vereador e você", no qual é possível encaminhar reclamações e pedidos de providências diretamente aos vereadores. A Prefeitura ainda não possui um serviço de ouvidoria. Em relatório das contas municipais, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) vem cobrando a implantação do serviço.


bottom of page