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Reclamar também faz parte da cidadania


Se você não foi bem atendido em determinado serviço público ou se um problema levantado por você não foi resolvido, é importante que reclame. Ao reclamar, você alerta as autoridades para o problema, que devem tomar providências para corrigi-lo.

Em primeiro lugar, procure o órgão responsável pelo serviço. Existem canais por telefone ou na internet. Normalmente, essa informação é divulgada. Caso você não encontre essa informação em lugar algum, sempre vale a pena perguntar para o atendente ou servidor público que trabalhar no local.

Se você reclamar pela internet ou por telefone, sempre anote o número de protocolo do atendimento. Desta forma, existe um registro ou documento que comprove que você fez a reclamação e obrigue o órgão a tomar providências.

Além disso, o protocolo também é importante quando o órgão ou empresa não soluciona o seu problema, pois pode ser usado como instrumento de reclamação em outras instâncias como Ministério Público e Agências Reguladoras.

Importante!

É aconselhável reclamar por escrito e exigir um comprovante do recebimento da reclamação, o que em geral é um documento chamado “protocolo”. Nesse documento pode constar a data de recebimento da reclamação, a assinatura do servidor que a recebeu, o carimbo do órgão, e um número para acompanhamento futuro. Você precisará desse número de protocolo sempre que entrar em contato novamente com o órgão para falar dessa reclamação.

Acesse o guia "Falando com a administração pública" da Ouvidoria Geral da União (OGU)


#educaçãocidadã

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