logo_final.png

Prefeito e padre gravam vídeo para se defenderem de críticas


O conflito de horário entre o início da tradicional missa de encerramento da Festa de São Sebastião e a apresentação de manobras radicais de motos repercutiu mal entre boa parte dos fieis e frequentadores do evento. Para se defender das críticas, o prefeito João Ricardo Fascineli divulgou vídeo ao lado do padre Valter Delmar dos Santos em seu perfil do Facebook (assista abaixo).


Tradicionalmente, após a procissão em louvor ao padroeiro da cidade São Sebastião, é realizada a missa de encerramento. Porém, quando os fieis já estavam acomodados e o Padre iniciava o cerimonial, já com as vestes litúrgicas e penduleando o turíbulo com o incenso, foram surpreendidos pelos efusivos sons das máquinas.

O atraso gerou muitas reclamações. Membro da organização do evento, o presidente da Câmara Alison de Souza Mares Rodrigues buscou mediar o conflito junto ao prefeito Ricardo, mas as manobras continuaram.

Com a pressão dos fieis e de membros da Festa, padre Valter decidiu iniciar a missa, mesmo com o barulho das motos ao fundo (ver vídeo abaixo). No palco, Alison lamentou que o episódio tenha gerado raiva e rancor nas pessoas e pediu desculpas pelo incômodo. Padre Valter iniciou a missa pedindo paciência aos fieis.


No vídeo publicado em seu perfil no Facebook, o prefeito Ricardo diz que a Festa se desenvolveu dentro da programação e das normas e a classificou como um sucesso. “Se não foi a melhor, foi a maior festa que Motuca já teve... e se não foi a maior, foi a melhor festa”, considerou.

Nesse ano, após negociação com a diretoria da Festa de São Sebastião, ficou acertado que a Prefeitura ficaria responsável por custear a estrutura necessária para a realização do evento como palcos, tenda, músicos, som e seguranças. Antes, era de responsabilidade do grupo ligado a Paróquia. A mudança gerou insatisfações entre alguns membros da comissão da Festa, que demonstraram preocupação com a “politização” do evento.

Após a fala do prefeito, padre Valter se posicionou contrariamente a alegação de que o evento com motos interrompeu a missa, conforme reclamação de morador repercutida ontem (22) pelo apresentador Magdalena em seu programa na Rádio Morada (assista ao vídeo a seguir). O padre Valter esclareceu que a celebração só se inicia com a Santíssima Trindade. Também agradeceu a menção de que mantém relações de amizade com o Prefeito. “De fato, somos amigos”, destacou.


Repercussão

O servidor público Ricardo Pereira Silva, um dos voluntários da Festa, repercutiu a insatisfação em seu perfil no Facebook. “E depois de anos o protocolo foi quebrado... manda quem pode e obedece quem tem medo”, descreveu. Nas respostas abaixo, um morador questionou se a igreja estaria em segundo plano. Outra moradora e voluntária da Festa escreveu estar “indignada”.

#festadesãosebastião #aniversáriodacidade #tradição #destaque2

0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185