Há dois anos Daiane Jaqueline resolveu mudar de esporte. Trocou as chuteiras por luvas e o gramado pelas arenas de luta. Na carreira de lutadora de Kickboxing vem acumulando vitórias e conquistas de campeonatos. Os resultados expressivos em tão pouco tempo vem chamando a atenção.
Na sexta (23), conquistou a 7ª edição do Jabuka fight, realizado em Jaboticabal, evento que reúne lutadores da região e também de outros estados. Venceu por nocaute sua adversária, na categoria peso leve, até 65 kg. Esta é a sua segunda conquista. No ano passado, sagrou-se campeã do WGP em São Paulo, importante evento sul-americano, ao vencer uma lutadora faixa preta. Daiane ainda é graduada na faixa branca.
O próximo e grande desafio da carreira será no domingo (2), no Rio de Janeiro, onde irá participar do GP feminino promovido pelo lutador de UFC José Aldo, que terá transmissão ao vivo pelo canal Combate, a partir das 20h30. Serão duas lutas. Se vencê-las dará mais um grande passo na carreira e poderá abrir portas para realizar um de seus sonhos: participar do Glory, evento internacional de kickboxing.
Das nove lutas que já disputou, Daiane venceu sete. Para aumentar a coleção de troféus e cinturões dedica parte de seu dia aos exaustivos treinamentos, mesmo tendo que conciliar com o trabalho de montadora industrial em uma empresa de Motuca, cidade onde mora. “Essa é uma desvantagem, pois a maioria das lutadoras possui dedicação exclusiva, mas procuro fazer o melhor”, relata.
A maior motivação e que traz forças para Daiane vencer vem do desejo, por meio do esporte, de ajudar sua família. Em um vídeo postado em seu perfil do Facebook com a presenças dos pais e irmãos, ela escreveu, emocionada: “Meus amores... é por vocês que estou lutando... para dar o melhor para vocês futuramente”. Em outro post, voltou novamente a citar a família: “Só de ver a alegria daquele povo em casa já paga todo sacrifício que faço... lutaria 10 vezes só pra ver isso de novo”.
Duas pessoas participam efetivamente da formação profissional de Daiane: o mestre Nildão, de Araraquara, e o treinador Nelson Gabriel, de Motuca. “Eles me dão todo o suporte”, destaca. Para a próxima disputa no Rio de Janeiro, recebeu da Prefeitura de Motuca recursos para custear a sua viagem. No entanto, ela também precisa da companhia do mestre e do treinador para atuarem como estafes. Com a finalidade de angariar os recursos, buscaram apoio dos vereadores (ver matéria) e será realizado um bingo na próxima quinta (29), no Salão da 3ª Idade, a partir das 19h30. “Precisamos deste força, pois iremos representar Motuca”, destaca Daiane.