A partir de um teste rápido, realizado por meio de punção venosa, moradores de Motuca podem saber em poucos minutos se possuem Aids, Sífilis e Hepatites B e C. A Secretaria de Saúde de Motuca disponibiliza o serviço por meio da Campanha “Fique sabendo”, promovida pela governo do estado.
A Campanha busca diagnosticar casos de pessoas que contraíram as doenças, principalmente pelo ato sexual. “É importante saber antes que se agrave e para evitar novos contágios”, explica a enfermeira Cláudia Régis. A Secretaria de Saúde garante o sigilo e, caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para o tratamento médico.
Os interessados em realizar os testes devem ir até o Centro Médico das 8h às 16h. Caso o morador não tenha disponibilidade durante o dia, é possível agendar para a noite. No sábado (1), será realizado dia de mobilização municipal, denominado dia D, quando serão intensificadas as ações da Campanha.
As doenças são graves e, quando não tratadas adequadamente podem levar à morte. Por isso a preocupação no diagnóstico precoce. A Aids é uma doença que ainda não tem cura. É possível, no entanto, manter a qualidade de vida se o diagnóstico for precoce e o tratamento começar cedo. A Sífilis, apesar de possuir cura, também pode trazer sérias consequências caso não seja tratada logo.
Mais informações
3348 9400