logo_final.png

“Passos que salvam”: Pela 5ª vez, moradores buscam a conscientização sobre o câncer infanto/juvenil


Apesar de apresentar queda nos últimos anos, os índices de casos de câncer infantojuvenil são considerados altos no país. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura. Por isso, o Hospital de Amor de Barretos busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de prevenção tanto entre os pais como os profissionais da saúde a partir da Caminhada “Passos que salvam”. O evento foi realizado ontem (25) em Motuca pela quinta vez.


Cerca de 70 kits com camiseta, boné e sacola personalizada foram vendidos na cidade. A renda será totalmente revertida às atividades desenvolvidas pelo Hospital de Amor ao público infantojuvenil. Moradores iniciaram a caminhada na praça da Matriz e percorreram diferentes bairros (veja as fotos abaixo). “Importante despertar para essa realidade, pois dependendo do tipo o câncer tem cura, mas é preciso ser visto rápido”, alerta Ivonete de Mello Santos, coordenadora do evento em Motuca (veja vídeo da entrevista nesta página). Ao todo, 302 cidades de 11 estados realizaram a Caminhada.

Desinformação

De acordo com o Hospital de Amor, muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro de tratamento com a doença em estágio avançado. A desinformação dos pais e dos médicos e o medo do diagnóstico estão entre os principais fatores para essa triste realidade. O Hospital também vem investindo na capacitação dos profissionais da saúde para que possam colaborar no diagnóstico precoce da doença.

Primeiros sintomas do câncer infantojuvenil:

Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar:

  • dores de cabeça pela manhã e vômito;

  • caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;

  • dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

  • manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;

  • aumento de tamanho de barriga;

  • brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Acesse a página do Hospital do amor sobre o evento

#saúde #prevenção #câncer #Passosquesalvam

0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185