logo_final.png

Conferência abre espaço aos jovens, que cobram efetivação de direitos


Realizada na quinta (14), na Câmara Municipal, com a participação de alunos das escolas da rede de ensino local e com a presença de autoridades, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente mobilizou os jovens para a efetivação de direitos previstos na Constituição.

“Fico feliz, pois foi um processo com grande participação dos alunos das duas escolas, que discutiram e definiram o que consideram importante para a vida deles”, explicitou Thais Cristina Capodeferro Perini, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Motuca, órgão responsável pela realização do evento juntamente com a Prefeitura local e apoio da Câmara Municipal.

Com o tema: proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências contra as crianças e os adolescentes, a Conferência foi utilizada também como espaço para manifestações e atos públicos. Em uma encenação, um grupo de jovens empunhou cartazes, fizeram barulhos com apitos e enfatizaram a partir de discursos a necessidade da garantia dos direitos. (ver vídeo abaixo). Também foi lida uma moção direcionada às autoridades municipais com reivindicações sobre assuntos que consideram importantes serem efetivados em Motuca (ver abaixo).

De acordo com o conselheiro do CMDCA Paulo Henrique de Sá, a Conferência é importante para a formação social das crianças e dos adolescentes. “Durante as discussões nas escolas, a gente percebeu a vontade deles em querer participar, de debater e serem protagonistas das ações... assim vamos colher bons frutos para as próximas gerações”, exclamou ele, que enfatizou a necessidade de dar continuidade ao que foi trabalhado. “Esse é o começo e vamos continuar com vocês”, assegurou.

A Conferência reuniu propostas (ver aqui) apresentadas pelos grupos em quatro eixos de discussões, que serão encaminhadas à Conferência Regional prevista para acontecer no início do ano que vem em Araraquara.

Eleita como uma das delegadas para representar Motuca na Conferência Regional, a estudante Maria Giuliani Santana Meneguim, de 10 anos, destacou a força dos jovens como potencial de conquistas. “Quero fazer a diferença e mostrar que as crianças e os adolescentes também têm os seus direitos e são capazes de mudar o mundo”, discursou, sendo ovacionada pelo público.

Estudante da 8ª série, Heloísa Pereira dos Santos, de 13 anos, considerou a Conferência uma oportunidade para os jovens buscarem a efetivação de seus direitos. “A gente observa na cidade a falta de lazer, esporte e cultura, que são áreas menos favorecidas, além de melhor capacitação profissional, pois temos que procurar cidades vizinhas para ter uma melhor preparação”, reivindicou ela.

Participaram do evento o prefeito João Ricardo Fascineli, a secretária de educação Maria Ligia Sachs Zulmires de Campos, o presidente da Câmara Gabriel Muniz da Silva, o vereador Altair Pereira da Cruz, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar de Motuca, entre outras autoridades.


Moção direcionada às autoridades municipais

Nós, jovens e crianças da cidade de Motuca, reivindicamos nossos direitos constatados no ECA de lazer, esporte e cultura.

No direito ao lazer, reivindicamos festas para população nos Assentamentos, pois essa população não tem acesso, na maioria das vezes, a projetos de lazer que a favoreça.

Também reivindicamos o acesso a trilhas e conhecimento das áreas rurais de nosso município.

Em relação ao direito de esporte e a cultura, reivindicamos projetos que envolvam o interesse de todos os jovens do município como aulas de canto, música, desenho e disponibilização do cinema, que se localiza na área do Centro Comunitário.

E reivindicando os direitos de disponibilização de projetos esportivos de várias modalidades, para todos os sexos e idades.

Queremos também o acesso a programas de conscientização sobre saúde mental, envolvendo palestras sobre autoestima, depressões e controle emocional. Gostaríamos também do acesso a psicólogos especializados para os diversos casos que ocorrem em nosso município, que entra no direito à saúde.

Desde já agradecemos a oportunidade de sermos ouvidos e esperamos a colaboração das

autoridades presentes.

Veja fotos da Conferência

#Conferência #Direitos #Crianças #Adolescentes

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185