logo_final.png

O mundo dos sonhos


Dentro de nossa mente há um mundo fantástico capaz de nos levar a lugares incríveis. Os limites praticamente não existem dentro dos sonhos. Mas por que isso acontece? Essa pergunta ainda não foi totalmente esclarecida, pois tudo o que descobrimos sobre o cérebro ainda é pouco. Quando o assunto é o sonho os estudos ficam ainda mais difíceis já que esquecemos 90% daquilo que sonhamos. Apesar disso, algumas curiosidades muito interessantes já foram descobertas a respeito. Vamos conhecer algumas?

Para começo de conversa, não existem pessoas que não sonham, há sim aqueles que não se lembram de ter sonhado. Outro fato interessante é que só sonhamos com aquilo que conhecemos. Nosso cérebro não inventa faces desconhecidas, ou seja, aquele maníaco do seu último sonho pode ser uma pessoa que você viu no ônibus quando era criança. Como olhamos milhares de rostos ao longo de nossa vida é possível que nosso cérebro tenha um banco infindável de fisionomias para explorar.

Existe uma minoria de pessoas que sonha em preto e branco, mas até agora ninguém conseguiu descobrir o porquê disso. Há alguns casos mais estranhos e sem explicação ainda, como pessoas que sonham com coisas que estão prestes a acontecer.

Roncar e sonhar ao mesmo tempo pode? Segundo estudos relacionados ao sono, não. Quanto às crianças, é comprovado que elas não sonham consigo mesmas até os 3 anos de idade. São elas também que têm mais pesadelos, além de sofrerem mais de sonambulismo. Aliás, e aquela história estapafúrdia de que não se pode acordar um sonâmbulo se não ele pode morrer?

Na verdade há mais chances de se matar um sonâmbulo não o acordando, pois ele pode se ferir se as atividades que faz durante o sonambulismo forem mais complexas do que simplesmente vagar pela casa. Há casos de sonâmbulos que agridem pessoas, andam nas ruas e até dirigem carros!

Sonhar com lugares paradisíacos é muito bom, mas infelizmente eles não estão na maioria de nossos sonhos. Os cenários mais comuns são mesmo nossa casa e cidade, portanto, se você não gosta do lugar em que mora, sinto muito... Ainda há muita coisa para se descobrir a respeito dos sonhos e seus significados, mas dessa questão que cuidem os cientistas, filósofos ou poetas. Para nós, simples mortais, o que nos resta mesmo é sonhar, e sonhar!

Texto publicado na edição 31 do Jornal Cenário (Acesse)

Todas as edições do Jornal Cenário (Acesse)


#cultura #anaroma

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185