logo_final.png

O papel da escola nas ações de prevenção ao suicídio


No mundo inteiro o suicídio está entre as cinco maiores causas de morte na faixa etária de 15 a 19 anos. Em vários países, ele fica como primeira ou segunda entre meninos e meninas nessa mesma faixa etária. Sendo assim, o trabalho de prevenção entre crianças e adolescentes é de alta prioridade e a escola possui um papel fundamental para o desenvolvimento de ações nesse sentido.

Atualmente, o suicídio entre crianças menores de 15 anos é incomum e raro até antes dos 12 anos. A maioria dos casos ocorre entre as crianças maiores de 14 anos, principalmente no início da adolescência. Porém, em alguns países está ocorrendo um aumento alarmante entre crianças menores de 15 anos, bem como na faixa etária dos 15 aos 19 anos.

Ter pensamentos suicidas uma vez ou outra não é anormal. Eles são parte do processo de desenvolvimento da passagem da infância para a adolescência, à medida que se lida com problemas existenciais e se está tentando compreender a vida, a morte e o significado da existência. Estudos com questionários mostram que mais da metade dos estudantes do segundo grau já tiveram pensamentos de suicídio. Os jovens precisam conversar sobre esses assuntos com adultos.

Pensamentos suicidas se tornam anormais quando parece ser a única solução dos problemas para as crianças e os adolescentes. Temos então um sério risco de tentativa ou a efetivação do ato.

Quando possível, a melhor abordagem para a prevenção do suicídio na escola é a elaboração de um trabalho em grupo que inclui professores, médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, trabalhando em conjunto com agentes da comunidade.

Conheça a publicação "Prevenção do suicídio: Manual para Professores e Educadores desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS)"

Conheça a agenda estratégica de prevenção do suicídio lançado pelo Governo Federal.


#suicídio #saúde #setembroamarelo

0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185