top of page

A primeira grande febre mundial


A Beatlemania invadiu as ilhas britânicas em outubro de 1963 e por lá ficou por 3 anos até espalhar-se pelo mundo todo. Mas o que era aquela gritaria contínua de milhares de adolescentes de todas as classes e cores em cima de uma banda de jovens cabeludos?

É Impossível exagerar a Beatlemania, porque ela já era o próprio exagero. O quarteto de Liverpool foi a 1ª grande febre dos jovens marcando profundamente aquele que seria a década mais explosiva do século XX, os anos 60. A banda foi a primeira a ser perseguida por legiões de fãs em todas as partes do mundo e a primeira que inaugurou a era dos grandes shows em estádios, mesmo que mal conseguissem ouvir suas músicas tamanha era a histeria dos fãs presentes.

A popularidade através dos anos permaneceu tão grande que os Beatles são reconhecidos não só como um fenômeno pop, mas também como a banda de maior sucesso e influência até então. Tudo na trajetória da banda foi grandioso, e o segredo pra tanto “oba-oba”seria a atemporalidade de sua obra, músicas feitas pra durar e serem eternas, um fato singular somente repetido por artistas tão grandes quanto eles.

Ouvir discos como “A Hard Day's Night”, “Help!”, “The Beatles”, “Sgt Pepper's” “Abbey Road”, entre outros, é constatar que não só os Beatles inovaram em seu estilo, como também evoluíram sua técnica e talento mais rápido do que o processo de assimilação da tecnologia e do público de seu tempo. A carreira da banda foi curta, somente 8 anos, mas o legado acabou sendo maior que sua existência, estando presente até hoje na memória de várias gerações anteriores e posteriores a Beatlemania que varreu o mundo há quase 50 anos.


bottom of page