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Riscos do alto consumo de sódio, açúcar e gordura


Veja o que pode acarretar e o que você pode fazer para evitar:

Sal:

• Aumento da pressão arterial (hipertensão); • Maior risco de acidente vascular cerebral (AVC); • Doenças cardíacas e renais; • Maior incidência de câncer gástrico; • Aumento da perda de cálcio pela urina (fator de risco para a osteoporose).

Dicas:

• Não utilize saleiro à mesa; • Substitua molhos, temperos prontos e sal por temperos naturais como cebola, alho, salsa, orégano, limão, etc.; • Em casa, cultive plantas aromáticas.

Açúcar

• Aumento de risco de doenças cardiovasculares; • Acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal e obesidade; • Aumento do risco de Diabetes Mellitus; • Aumento da hipertensão e do nível de triglicérides (potencializando os fatores de risco para infarto e AVC).

Dicas

• Evite tomar sucos industrializados e refrigerantes; • Prefira água, chás e sucos naturais; • Prefira frutas como sobremesas e reduza o consumo de doces; • Frutas secas, eventualmente, são boas alternativas para saciar a vontade de comer doces.

Óleos e Gorduras

• Maior risco de doenças cardiovasculares; • Aumento da hipertensão; • Desenvolvimento de câncer; • Acúmulo de gordura abdominal; • Resistência à insulina.

Dicas:

• Evite Fast Food; • Prefira alimentos assados; • Não consuma carnes com gorduras aparentes; • Emprego moderado no preparo de alimentos.

Fonte:

Alimentação saudável: mais cor e sabor no seu prato (acessar publicação)

Realização:

Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Codeagro)


#hábitossaudáveis #saúde #alimentação

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