logo_final.png

Moradores não se preocupam com agravamento das doenças crônicas, diz médico de Motuca


“Até que está mais baixa que as outras vezes”, amenizou uma participante do programa Hiperdia do Centro Médico de Motuca, após ouvir que seu índice glicêmico ultrapassava 200 mg/dl, o que é considerado preocupante pelos médicos. De acordo com a técnica de enfermagem Janaína Bonifácio Fernandes, grande parte dos diabéticos avaliados hoje (28), apresentava quadro glicêmico acima dos níveis normais. “O problema maior foi com o diabetes, mas em outros encontros temos mais casos de pessoas com pressão alta”, relata.

A falta de preocupação com o agravamento das doenças crônicas é comum na cidade, de acordo com o médico Danilo Rossi, da Estratégia Saúde da Família (ESF). “É possível viver muito bem com a diabetes e a hipertensão, desde que sejam realizados os controles adequados com os medicamentos, alimentação e atividade física”, salienta.

Os níveis elevados de açúcar no sangue ocasionados pelo diabetes podem levar a complicações na saúde como cegueira, falência renal e amputação de membros. Já a pressão sanguínea acima das condições normais prejudica o sistema cardiovascular, o que pode ocasionar infarto ou derrame cerebral.


Preocupação

A moradora Muricéia Maria Correira Nascimento descobriu que tinha pressão alta aos 22 anos. Desde então, restringiu o sal de sua dieta e toma medicamento para controlar a doença. Hoje, aos 44 anos, após a constatação de um pico de glicemia, aguarda exames para saber se possui diabetes. “Espero que não, mas fico preocupada, pois meus pais tinham a doença”, comenta.

Hiperdia em Motuca

Em Motuca, o programa Hiperdia é realizado às terças, das 7h30 às 9h, nas UBs da área urbana e do Assentamento. Na ocasião, é realizada avaliação médica, entrega de insumos para pacientes com diabetes, além da troca de receitas. Os pacientes também recebem orientações sobre a necessidade da incorporação de hábitos saudáveis como atividade física periódica e o consumo de alimentação balanceada.

#saúde #hiperdia #diabetes #hipertensão

0 visualização0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185