Iniciada no dia 21 de janeiro, a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Motuca contemplou até ontem 122 pessoas em três grupos considerados prioritários (profissionais que atuam na saúde, idosos acima de 90 anos e idosos entre 85 e 89 anos). Hoje foram ministradas as primeiras doses em idosos acima de 80 anos.
“As vacinas estão chegando a conta-gotas e, mesmo assim, Motuca é a cidade mais adiantada da região”, relata o secretário de saúde Márcio Aparecido Contarim.
Na semana passada, o município recebeu 20 novas doses para a continuidade dos grupos prioritários e outras 42 para o reforço dos que já receberam a primeira. A previsão é que cheguem mais 20 esta semana.
De acordo com Contarim, as vacinas são seguras e até o momento foram constatadas apenas reações consideradas leves. “Dos que tomaram a Sinovac/Butantan, poucos tiveram diarreia e, em relação a AstraZeneca/Fiocruz, ocorreram em um número também pequeno dor de cabeça e febre, que passaram depois de algumas horas, como acontece com outras vacinas”, relata.
Contarim também revelou ao menos três casos de idosos que se negaram a receber a imunização. Eles não revelaram o motivo e assinaram um termo de responsabilidade. Entre os que atuam na saúde, uma das servidoras também vem demonstrando resistência e foi orientada a encaminhar uma justificativa por escrito.
Muitos dos profissionais da saúde já receberam as duas doses e exaltam o momento após quase um ano lidando com a doença. “Com os olhos marejados, eis que me alegro a escrever que tomei a segunda dose da vacina! Vacina hoje que pra mim tem um novo significado, o de esperança”, publicou a farmacêutica Jéssica Lima em seu perfil no Facebook.
Mesmo imunizada, ela diz que continuará com os cuidados sanitários. “Ainda existe o risco de contaminação, mas agora com sintomas brandos. E também com as novas variantes do vírus, as medidas de proteção devem até aumentar ainda mais ”, pondera.
Opmerkingen