logo_final.png

"É preciso exercitar e buscar a prática da fé no dia a dia com orações e testemunho"


Padre Benedicto antes de iniciar a missa em louvor a São Sebastião, em janeiro de 2015

A Jornada Mundial da Juventude tratou somente de que? E o Ano da Fé, como está sendo vivido? Como a Igreja expressa isto na prática e quais são as pistas para tais direções? Porque o Ano da Fé? Vamos pensar: A Igreja recorda que a fé sem obras é morta. Não vamos acreditar que só o ano da fé basta. É preciso exercitar e buscar a prática da fé no dia a dia com orações e testemunho de fé.


Leia também:

Padre Benedicto morre aos 83 anos

Em entrevista, Padre Benedicto revelou visão que o fez despertar para a vocação sacerdotal

Padre Benedicto foi homenageado em 2015 com o título de "cidadão motuquense"


Esta fé que devemos ter vem desde Abraão e vai até os confins dos tempos. Jesus quer uma Igreja autêntica e fervorosa, uma Igreja que viva Efatá, que seja sal e luz e ungida no Batismo, vá e anuncie para que todos tenham vida, (Jo 10,10). Não é só para alguns, mas para toda a Igreja. Qual a resposta? O ano da fé não é somente uma proposta para a Igreja, mas sim, um desafio para todos e principalmente os fracos na fé. Se tiver dificuldade em tomar iniciativa, reze, peça sabedoria, louve e agradeça a Deus por isto, e pratique um bom trabalho por Cristo, com Cristo e em Cristo.


Efatá: quer dizer, abra-te, isto é; abre teus ouvidos à Palavra de Deus, abre teus olhos para ver as necessidades e os sofrimentos dos irmãos e irmãs, abre o teu coração para o amor e faça dele um trono de onde o Senhor possa reinar e você possa entender os desejos de Deus e, aprender a lição de acolher, abra a tua vida para outras vidas que te esperam no caminho, abra-te para o mundo de Deus e escute, pois ele te chama. Palavra não foi feita pra cair no chão, destino da Palavra é o coração.


Sal: Assim como os alimentos são preparados por mãos habilidosas e adquire o teu sabor, também a Palavra de Deus ao ser ouvida deve-se passar pelo coração, refletir e anunciar sem medo e com coragem. Seus efeitos devem ser de tal forma que saciem e matem a fome de todos fazendo um grande bem para o corpo e alma. Quando se dá gosto à palavra na comunidade ou grupo, todos entendem e tudo corre bem e os problemas vão se resolvendo.


Luz: Ser luz hoje e como ser luz? São Francisco fez uma oração e numa passagem ele diz: “Onde houver trevas que eu leve a luz” Cristo é a luz. Quantas pessoas vivem nas trevas da ignorância do saber e não iluminamos essas pessoas com o que sabemos e temos.

Creio que só ilumina quem é iluminado, pois do contrário, os que perdem o seu clarão, caem na escuridão. Ser luz, ajudar os outros a enxergar com olhos da fé, levar as pessoas a ver o Senhor nas pequenas coisas, apontar caminhos indo com as pessoas por ele, é ver juntos a grande ação de Deus no mundo, é provar para as pessoas que nossa cruz é menor que a de Jesus em relação ao que passamos nesta vida. Há verdade que que diz: “Quem ensina os outros, um dia brilharão como as estrelas no céu” Digamos sempre, o Senhor, é minha luz e salvação”.


Obs:

Não se passa pelos Sacramentos como se fosse algo que se experimenta para ver se dá certo ou não. A unção batismal vai ser confirmada mais tarde com outro sacramento: o Crisma.


Quem foi batizado tem coisas para serem feitas até chegar lá e, preparar-se para o grande desafio: ser cristão em ação assumindo a sua missão no mundo. A Igreja precisa ser renovada. Como se faz para renovar a Igreja? Jesus dá uma dica. “Ide pelo mundo ensinai a todos batizando-o em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo e fazei-os discípulos meus”. Só faz discípulos quem é discípulo, e ser discípulo é estar comprometidos com Jesus e quem se compromete com Jesus, também se compromete com o Pai, pois foi dele que Jesus veio sendo para nós todos o verdadeiro Caminho, Verdade e Vida.


Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo

para sempre seja Louvado - Amém

Padre Benedicto Apparecido Firmino Silva

Paróquia São Sebastião

Motuca-SP


Artigo publicado em agosto de 2013, na 56ª edição do Jornal Cenário (Acesse)


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185