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SOBRE A

INICIATIVA

A plataforma Cenário Social

O Cenário Social é uma iniciativa voltada ao desenvolvimento de um ambiente participativo, transparente e com responsabilidade social, a partir da utilização de conceitos do jornalismo e da administração pública. Sua atuação segue diretrizes de uma entidade do 3º setor e busca ampliar a comunicação nos diferentes setores da sociedade.

 

Concentra os esforços no protagonismo cidadão ao aproximar a população dos processos decisórios e estimular a discussão de assuntos prioritários. Para isso, disponibiliza uma plataforma digital intuitiva e de fácil navegação, a partir da qual é possível acessar informações, indicadores e dados necessários para avaliação e acompanhamento das políticas públicas municipais, além de disponibilizar um canal de comunicação com órgãos públicos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

Entre seus objetivos, destacam-se o fortalecimento das instituições, aprimoramento da gestão pública, desenvolvimento de uma política de transparência, além de efetivação da participação popular no planejamento das ações municipais.

Atuação pelo fortalecimento dos colegiados

O Cenário Social realiza a cobertura jornalística em colegiados como Câmaras de Vereadores e Conselhos Municipais, oferecendo suporte na área de comunicação dos órgãos existentes e estimulando o funcionamento de inexistentes ou inativos considerados importantes para o desenvolvimento de políticas públicas municipais. Realiza a divulgação de calendário de reuniões, eventos e demais atividades e repercuti assuntos de interesse público.

Atuação pela efetivação da transparência nos órgãos públicos

A partir de atuação junto aos órgãos públicos, busca-se efetivar a legislação nacional sobre a transparência pública, além de incluir ações consideradas importantes para melhorias nas instituições como:

 

  • Assegurar a obrigação do município de disponibilizar as informações dentro do prazo determinado em lei (no dia seguinte no portal de transparência, de imediato a quem solicitar quando estiverem disponíveis e depois de 20 dias quando necessitam de tempo para disponibilizá-las).

  • Adequar o Portal da Transparência às normas legais.

  • Efetivar o desenvolvimento do SIC e do e-Sic.

  • Firmar parcerias com escolas, projetos, Conselhos e demais órgãos municipais para a realização de fomento das ações de transparência.

  • Disponibilizar informações de interesse público.

  • Instituir um calendário oficial do município com as datas de eventos e atividades a serem realizadas durante o ano.

  • Criar uma agenda oficial das autoridades municipais, com informações sobre atividades diárias. Instituir um diário oficial do município, com a publicação de atos normativos (leis, decretos e portarias).  

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 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185