Redação

10 de fev de 20212 min

Quebra da quarentena de casos de Covid levanta necessidade de maior fiscalização na cidade

Descumprimento das regras de isolamento configura infração de medida sanitária

A disseminação da Covid-19 em Motuca vem crescendo de forma preocupante neste mês e existem relatos de pessoas doentes quebrando a quarentena imposta pela equipe da saúde. Diante disso, levantou-se a discussão sobre a necessidade de fiscalizações e punições em virtude da gravidade do momento.

De acordo com protocolo da Secretaria de Saúde, quando um morador é registrado no Centro Médico como suspeito de ter contraído a Covid-19, é orientado a permanecer em quarentena juntamente com os contactantes (pessoas que moram e trabalham na casa). Se o resultado do exame der positivo, todos devem completar 14 dias de isolamento.

O paciente assina um termo em que declara ter sido informado pela equipe médica da necessidade da quarentena. O documento foi instituído por meio de Portaria do Ministério da Saúde.

O descumprimento das regras de isolamento configura infração de medida sanitária prevista no art. 268 do Código Penal, com pena que pode variar de um mês a um ano de reclusão e multa.

Em reunião no Conselho Municipal de Saúde, o Secretário de Saúde Márcio Aparecido Contarim revelou ter recebido denúncia de pessoa infectada que saiu para fazer compras e outra de um caso suspeito aguardando exame que participou de uma festa. “Já acionamos a polícia para averiguar alguns casos, mas recebemos a informação que não poderia atuar”, relatou.

De acordo com o cabo Jeferson Aldrei Benedicto, comandante interino da PM local, existe a orientação do Governo do Estado de que a responsabilidade na atuação em fiscalizações das infrações de medidas sanitárias sobre a Covid é dos municípios. “A gente apenas apoia e registra Boletim de Ocorrência (BO) para futuras investigações, mas também já orientei a ligar no 190”, apontou. Aldrei revelou ter participado de reunião recentemente com o Secretário de Saúde na qual foram abordados assuntos referentes à fiscalização em razão de questionamentos de moradores.

Em seu perfil no Facebook, o prefeito João Ricardo Fascineli postou ontem (9) cartaz com a descrição do Código Penal 268 e as punições. Na publicação descreveu: “Não tem vagas nos leitos das utis... Não terá vagas nas cadeias... Pois algumas pessoas não tem respeito com o próximo”.

No Decreto que instaurou a quarentena, publicado em março do ano passado, foram criados canais de denúncia pelo email denuncia@motuca.sp.gov.br e whatsapp (16) 3348-9300. O documento aambém previa o acionamento da Polícia Militar por meio do 190.