Redação

1 de out de 20181 min

Os fatos e suas diferentes versões

Comunicar é interpretar os fatos, esclarecer, argumentar, motivar, estimular e gerar uma ação. Qualquer informação traz embutida a sua interpretação. A maneira como comunicamos um fato já contém uma explicação do fato. E, o que é mais curioso, a explicação substitui o fato. Por isso é tão comum um fato pequeno se tornar um grande acontecimento. Como diz o ditado: “quem conta um conto, aumenta um ponto”.


 

 
Uma bomba atingindo uma cidade ou uma aldeia é um fato mostrado e explicado pela TV. Mas uma explicação diferente deve ter o povoado que foi vítima da explosão.

O jornal de sua cidade pode ter uma explicação para as ações de um conselho de políticas públicas. Bem diferente pode ser a mesma notícia contada por um conselheiro da população. Todas as pessoas que participam de algum tipo de conselho ou movimento social têm por obrigação divulgar a sua versão dos fatos, argumentar sobre as suas razões, informar as pessoas sobre o que está acontecendo para que possam se posicionar.

Uma das prioridades de um movimento, de um conselho ou de uma associação deve ser explicar o seu ponto de vista e convencer mais pessoas a participar da sua organização.

Acesse a publicação Repente do Instituto Pólis

#educaçãocidadã #participaçãopopular #políticaspúblicas #controlesocial #comunicação